14 de Agosto- Dia do Controle da Poluição Industrial

14 de Agosto de 2021 | Noticias

14 DE AGOSTO – DIA DO COMBATE À POLUIÇÃO INDUSTRIAL

No dia 14 de agosto é marcado o Dia Nacional de Combate à Poluição Industrial. A data serve como momento de reflexão para todos os impactos relativos à poluição ambiental que são causados ao meio ambiente.

A Prefeitura Municipal de Natividade juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente celebra esta data e aproveita para enfatizar a real importância que nós devemos dar a este assunto, principalmente em relação aos danos causados à saúde e ao meio ambiente pela poluição industrial.

Por muito tempo acreditou-se que a poluição industrial era um problema local. Ou seja, cada cidade ou país que tome suas decisões e que lide com seus problemas. Engano de quem pensa assim. A poluição industrial, assim como a tecnologia, também se globalizou, cruzando fronteiras geográficas e afetando diretamente a vida de toda a população mundial.

O progresso e expansão industrial trouxeram consigo uma transformação na paisagem das cidades e na vida das pessoas, incorporando efeitos ambientais como a poluição do ar, das águas e desmatamento, com consequências não só a nível local, mas planetário.

A emissão de substâncias tóxicas para o ar, água e solo degradam a qualidade ambiental, e resultam na destruição de ecossistemas, afetam a cadeia alimentar, e provocam efeitos prejudiciais à saúde humana a curto e a longo prazo.

Atualmente, o ar poluído mata 6,5 milhões de pessoas por ano. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ele é responsável por mais óbitos do que a desnutrição, o uso de álcool e a inatividade física. Estima-se que em 80% dos centros urbanos a qualidade do ar não atinge os parâmetros de saúde estipulados pela ONU.

Vale ressaltar que a briga para o combate contra a poluição ambiental também é nossa. É nosso dever cobrar o governo e os órgãos fiscalizadores, que junto com as empresas e organizações realizem reuniões e estudos que visam criar soluções e alternativas para reduzir os índices de poluição gerados pelas indústrias, e assim, garantir nosso bem-estar e a manutenção e preservação do meio ambiente.